Google+ Followers

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Município de Carrazeda de Ansiães promove programa de visitas guiadas ao património

A autarquia de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança, Portugal, promove durante o próximo mês de Agosto um programa de visitas guiadas pelas suas paisagens, monumentos arqueológicos e museus. Estas visitas são gratuitas mas estão condicionadas à participação mínima de 6 pessoas e à marcação prévia na Loja interactiva de Turismo local. O intuito é fazer aumentar o número de turistas no território concelhio. 

Muralhas medievais da Vila Amuralhada de Ansiães


A paisagem é composta por dois vales e um planalto. Em pouco mais de 12 quilómetros assiste-se a uma variedade admirável de paisagens neste concelho duriense, que se desenvolve entre os profundos vales dos rios Douro e Tua e pelo planalto Carrazedense. É esta profusão de telas naturais que encanta o olhar.

No concelho de Carrazeda de Ansiães podemos apreciar o que de melhor a paisagem do Douro Vinhateiro, área classificada como Património da Humanidade enquanto Paisagem Cultural Evolutiva e Viva, tem para nos oferecer em termos paisagísticos. Junte-se agora à paisagem o conjunto de monumentos arqueológicos e estruturas museológicas de grande qualidade, susceptíveis de captarem a atenção de um segmento de visitantes do designado turismo cultural, e temos o recanto perfeito para um fim-de-semana bem passado.

É baseada nesta variedade e qualidade das paisagens, dos museus e dos monumentos, que a autarquia de Carrazeda de Ansiães lançou recentemente um programa de vistas guiadas gratuitas para todos os interessados na exploração deste território. A estratégia autárquica enquadra-se num conjunto de acções que visam a divulgação da terra e a criação de uma rede de visitas susceptível de promover algum desenvolvimento turístico sustentado, com repercussões positivas na economia concelhia.

Foi por essa razão que Carrazeda de Ansiães decidiu este verão escancarar-lhe as portas, para o convidar a entrar num verdadeiro “Reino maravilhoso”, o tal "Reino Maravilhoso" que povoou o imaginário criativo do escritor Miguel Torga. E o certo é que depois de entramos, motivos não faltam para nos maravilhar.

A começar pela Vila Amuralhada de Ansiães, um sítio arqueológico monumental que continua a ser um ponto de visita incontornável para quem passar por esta região. Classificado como Monumento Nacional desde 1910, o local revela-se actualmente como um espaço bem preservado e modernizado, surgindo equipado com sinalética que incorpora o Códigos QR, o que permite consultar no próprio local, a partir de um qualquer dispositivo móvel com ligação à internet, um manancial de informação que facilmente nos transporta até à época medieval.

As antas pré-históricas de Vilarinho da Castanheira e de Zedes, as pinturas rupestres do Cachão da Rapa, as gravuras rupestres de Parambos, o Moinho de Vento de Carrazeda ou os Moinhos de Rodízio da Ribeira do Coito, são outros tantos pontos de atractividade para quem estiver interessado nas peculiaridades arqueológicas e culturais deste concelho transmontano.

Mas o esforço mais recente tem recaído num programa de musealização centrado no Museu da Memória Rural, um novo conceito de museu de território que está a ser esboçado para partilhar com os turistas as mais puras peculiaridades desta cultura rural. Para mais informações de visita, os interessados deverão contactar a Loja Interactiva de Turismo de Carrazeda de Ansiães através do número de telefone 278098507 ou do respectivo endereço electrónico lit@cmca.pt.



fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://pt.blastingnews.com/cultura/2015/08/municipio-de-carrazeda-de-ansiaes-promove-programa-de-visitas-guiadas-ao-patrimonio-00497605.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário