Google+ Followers

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Aljustrel possui um património arqueológico notável, reconhecido tanto em Portugal como no estrangeiro, resultado de cerca de um século de investigações efectuadas em diversos sítios arqueológicos do concelho.

Ciente desta realidade e do alcance cultural que um Museu representa, a Câmara Municipal de Aljustrel inaugurou, em Maio de 2002, o núcleo sede do Museu Municipal de Aljustrel, dedicado à Arqueologia e História do concelho. Para além deste Núcleo existem mais dois já musealizados, o Núcleo Rural de Ervidel, o Núcleo da Central de Compressores e o Núcleo do Moinho de Vento a ser musealizado.



O Museu Municipal de Aljustrel, depositário de grande parte do espólio arqueológico e etnográfico aqui recolhido, convida-o a realizar uma viagem no tempo, através dos artefactos utilizados pelos diversos povos que aqui se estabeleceram, desde os períodos mais remotos até à actualidade, cruzando as suas gentes e as suas culturas e de que resultou a realidade que hoje é Aljustrel. Pretende ser um espaço de investigação, de aprendizagem e de inovação ao serviço da comunidade, pondo ao seu dispor os conhecimentos do seu pessoal e os meios técnicos disponíveis, estabelecendo parcerias com outros agentes educativos e com outros museus.

O Museu Municipal de Aljustrel integra a Rede Portuguesa de Museus e a Rede de Museus do Distrito de Beja.


-
A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas – Arquivo Distrital de Beja assinalam os V séculos de registo individual do Distrito de Beja presente no Fundo Paroquial e no Fundo do Administrador do Concelho.

Na presente exposição é possível observar documentos que o Arquivo Distrital de Beja tem à sua guarda e que contam a história da evolução do registo paroquial ao registo civil entre 1602 e 1911.

Esta documentação é uma importante fonte de investigação porque permite conhecer o trajeto de cada indivíduo em três momentos chave da sua vida: nascimento, casamento e morte.

Permite ainda perceber a evolução demográfica bem como a complexidade socioeconómica da época, permitindo a recolha de um conjunto de informações, nomeadamente: esperança média de vida, consequências causadas por cataclismos naturais, miséria, abundância ou doença.


fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.mun-aljustrel.pt/

Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário