Google+ Followers

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Bengo: Mais de quatro mil pessoas visitam Museu da Tentativa, localizado na Kijanda (Porto Kipiri), Angola.

Caxito - Quatro mil 475 pessoas entre nacionais e estrangeiros visitaram de Janeiro a Novembro o Museu da Tentativa, em Caxito, província do Bengo, contra os 437 registados em igual período de 2014, revelou hoje, quarta-feira, o chefe de secção dos Museus da Direcção Provincial da Cultura, António Luís Manuel Camões.

MUSEU DA TENTATIVA (ARQUIVO)
FOTO: CLEMENTE SANTOS

Em declarações à Angop, António Camões explicou que 2.699 são do sexo masculino e 221 feminino, justificando que o aumento deveu-se a várias palestras de incentivo promovidas pelos funcionários do museu.

Sublinhou que muitos cidadãos desconhecem a real história da província do Bengo, com maior incidência a vida daqueles homens que trabalharam na plantação da cana-de-açúcar, palmar e bananal na época colonial.

Por este facto, António Camões elogiou a postura dos visitantes que procuram o Museu da Tentativa para conhecer a verdadeira história e de perto observar os trajes utilizados pelos trabalhadores e colonizadores portugueses.

Para 2016, o chefe de secção da instituição, António Luís Manuel Camões, informou que se dará prioridade a formação de quadros, reforçar as palestras nas igrejas, escolas e mercados informais.

O Museu da Tentativa, único na província do Bengo, localizado na Kijanda (Porto Kipiri), construído em 1932, retrata aspectos técnicos e científicos do cultivo do bananal, palmar e de cana-de-açúcar, bem como visa homenagear e reconhecer a participação de cidadãos na luta de libertação nacional.

O Museu da Tentativa foi reinaugurado a 4 de Fevereiro de 2011 e alberga 140 peças diversas e é assegurado por cinco funcionários.




fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti


http://www.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/lazer-e-cultura/2015/11/53/Bengo-Mais-quatro-mil-pessoas-visitam-Museu-Tentativa,f1655eaf-313c-4d81-99a5-158503071e37.html

Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

A cultura é o único antídoto que existe contra a ausência de amor.

Vamos compartilhar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário