Ouvir o texto...

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Museu de Toronto distingue trabalhos de lusodescendentes sobre "Ser Português"

Os prémios do concurso "Ser Português", do Real Canadian Portuguese Historical Museum, que contou com 30 alunos lusodescendentes, foram hoje entregues em Toronto.



O concurso foi criado com o objetivo de incentivar os lusodescendentes, no Canadá, a terem orgulho em "Ser Português", como hoje disse à agência Lusa um elemento da organização.

"Tivemos 30 participantes, concorrendo mais alunos do primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico, enquanto, do ensino profissional e universitário, participaram apenas quatro estudantes", disse a presidente do Real Canadian Portuguese Historical Museum, Suzy Soares.

O concurso 'Ser Português' decorreu até ao dia 31 de dezembro de 2015, foi dirigido a estudantes de três escalões, e teve hoje a sua cerimonia da entrega de prémios no museu de Toronto.

Segundo a organização, os jovens lusodescendentes que participaram no concurso têm "orgulho das suas raízes, em serem portugueses, o objetivo do concurso".

Os trabalhos foram analisados por uma comissão nomeada pelo museu.

Isabel Domingos venceu o prémio destinado a estudantes universitários, dos 18 aos 22 anos, no valor de 500 dólares canadianos (cerca de 326 euros).

Mónica Gomes Gonçalves, Vitória Saraiva Ferreira e Raquel Araújo Lima, alunas da Escola Lusitânia de Toronto, venceram a categoria destinada a alunos do primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico, dos oito aos 12 anos de idade, com um prémio de 200 dólares canadianos (perto de 131 euros).

"No fundo, ['Ser Português'] é termos orgulho no país dos nossos pais, que também é o nosso, falarmos português em casa, gostarmos da cultura portuguesa e não termos vergonha de sermos portugueses", explicou uma das vencedoras, Isabel Domingues, aluna de Tradução e Comunicação da Universidade de York, no norte de Toronto.

A estudante universitária salientou que o seu trabalho abordou as dificuldades que os pais tiveram na integração, no Canadá, através da língua, e no tempo que tiverem de esperar "para conseguirem emprego".





Fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti

Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

A cultura é o único antídoto que existe contra a ausência de amor.

Vamos compartilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário