Google+ Followers

domingo, 13 de março de 2016

Zaire: Mais de três mil cidadãos visitam Museu dos Reis do Congo

Mbanza Congo - Três mil e 49 cidadãos, entre nacionais e estrangeiros, visitaram de Janeiro a Dezembro de 2015 o museu dos Reis do Congo, em Mbanza Congo, província do Zaire, mais mil e 950 visitantes em relação ao ano de 2014, informou hoje, sexta-feira, nesta cidade, o seu responsável, Zolela Makubikua Manós.


Em declarações à Angop, o conservador do património histórico e cultural, afecto a direcção provincial da Cultura, explicou que o aumento do número de visitantes deve-se à intensificação das acções de divulgação do valor histórico deste recinto no contexto africano e mundial.


Precisou que, as autoridades do museu promoveram algumas palestras dirigidas a alunos, membros das igrejas, entre outras entidades, com vista a despertar o interesse destes em visitar o museu e tomarem contacto com a história do antigo Reino do Congo.

Lembrou que as peças museológicas expostas simbolizam as diversas manifestações culturais, tradições, os hábitos e costumes dos povos das regiões que abarcavam o reino, encontrando-se ainda os objectos pessoais dos soberanos.

De acordo ainda com a fonte, o museu dos Reis do Congo tem uma dimensão regional de carácter etnográfico.

Informou que as visitas são conduzidas por um guia preparado para o efeito e que tem a missão de explicar aos que ali acorrem a importância histórica e cultural de cada um dos 114 acervos museológicos expostos.

O recinto onde se encontra o museu dos Reis do Congo faz parte da zona delimitada, que há três anos foi classificada como património histórico nacional, pelo Ministério da Cultura.

Essa classificação constitui um dos passos fundamentais para a candidatura desta localidade a Património Mundial pela Unesco, cujo processo está em curso.









Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

A cultura é o único antídoto que existe contra a ausência de amor.

Vamos compartilhar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário