Google+ Followers

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Dança e percussão das batucadeiras de Cabo Verde no Museu do Oriente. ---



O Grupo de Batuque Finka-Pé vai apresentar um dos géneros mais representativos do património musical de Cabo Verde, através de dança e percussão, num espetáculo previsto para 11 de setembro no Museu do Oriente, em Lisboa.




De acordo com a entidade, o espetáculo, marcado para as 18:00 desse dia, será protagonizado pelo grupo constituído exclusivamente por mulheres cabo-verdianas que residem ou residiram no Bairro Alto da Cova da Moura, na Amadora.

O grupo foi criado em 1989 no âmbito das atividades desenvolvidas pela Associação Cultural Moinho da Juventude como forma de divulgar a cultura cabo-verdiana e manter vivas as tradições do país.

A maioria das mulheres que formam o Finka-Pé aprendeu o batuque em Cabo Verde durante a adolescência, seguindo o processo tradicional de transmissão oral, em que a aprendizagem da música e da percussão é feita por imitação.

O batuque é um dos géneros mais representativos do património musical da ilha de Santiago, em Cabo Verde, tendo referências desde o século XVII, revelando parte uma identidade cultural que aborda a integração do corpo e dos sentimentos.

Dançando e cantando, vão exprimindo os seus medos, receios, preocupações, dando conselhos e refletindo sobre o papel da mulher na sociedade.

Diário Digital com Lusa

 



 

 


Fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti

Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

A cultura e o amor devem estar juntos.
 
Vamos compartilhar.



 

 
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário