Google+ Followers

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Từ Festival Gốm sứ Bình Dương nghĩ về văn hóa rượu cần. --- Binh Duong Ceramics Festival from thinking about wine culture. --- Festival Binh Duong de Cerâmica; pensar sobre a cultura do vinho.

Trong đầu tháng 9 này, Bộ Văn hóa- Thể thao và Du lịch phối hợp với UBND tỉnh Bình Dương tổ chức Festival Gốm sứ Bình Dương lần thứ nhất năm 2010. Bình Dương nói riêng, miền Đông Nam bộ nói chung là quê hương của gốm sứ với sự tồn tại của những lò gốm nổi tiếng từ Thủ Dầu Một, Lái Thiêu, Biên Hòa... Sản phẩm của các làng gốm đi khắp nơi, tùy theo nhu cầu, thị hiếu của từng vùng. Với đồng bào dân tộc thiểu số vùng Trường Sơn- Tây Nguyên, họ ưa chuộng hầu hết các loại ché (hay chóe, ghè) của Bình Dương, Biên Hòa và tậu mua càng nhiều càng tốt để ủ rượu, làm tài sản và từ đó hình thành nên văn hóa rượu cần hết sức độc đáo, thể hiện bản sắc tộc người.

Ché- sản phẩm làng nghề

Gốm là một ngành nghề có mặt ở đất Bình Dương, Biên Hòa hàng mấy trăm năm nay kể từ khi người Việt (và cả người Hoa) đến lập nghiệp ở vùng đất này. Họ phát hiện ra nguồn đất trắng cao lanh- nguồn nguyên liệu lý tưởng để làm đồ gốm. Với bàn tay tài hoa của người thợ, gốm sứ Bình Dương, Biên Hòa không chỉ đa dạng về mẫu mã, chủng loại, màu sắc mà là sản phẩm giàu tính nghệ thuật. Trong vô số loại đồ sành sứ đó, ché vừa là sản phẩm dân dụng vừa là loại hình đồ gốm mang tính thẩm mỹ cao và được tiêu thụ mạnh ở miền Tây và Tây Nguyên. 



Trưng bày ché trong Festival Gốm sứ. Ảnh: Tấn Vịnh 
Ché chính là hũ đựng rượu, đựng nước, bụng to, thân thon. Ở miền đông Nam bộ có 3 loại ché. Ché Quảng Đông đắp nổi, men ngũ sắc, đề tài mẫu đơn, trĩ, hoặc lưỡng long tranh châu. Ché Triều Châu có men trắng, vẽ ngũ sắc, các đề tài long, phụng, độc long vờn địa cầu. Ché Phước Kiến thường trơn, chỉ trang trí những cái núm 5 cạnh liên tục, hoặc khắc chìm đề tài hoa lá, tráng men nâu. Năm 1942, ông Vương Đông (chủ lò Thành Long) ở Bà Lụa (Chính Nghĩa, Bình Dương) sáng tác ra mẫu ché Thượng, hình dáng giống như ché Nam bộ, nhưng bắt chước hình tượng dây lá khác biệt. Loại hình sản phẩm này được bán lên vùng Tây Nguyên và miền núi các tỉnh miền Trung. 

Ở Bình Dương có vài lò gốm chuyên sản xuất ché như ché Đào Xương. Từ năm 1930-1945, lò gốm Đào Xương hoạt động mạnh và sản xuất ra những loại ché độc đáo. Ché Đào Xương làm bằng đất sét luyện kỹ, tạo hình bằng bàn xoay, tráng men trắng đục, nung ở nhiệt độ cao. Ché của ông luôn có nắp, nắp đậy giống hình lá sen, nhưng thay thế cái cuống lá lại là một cái ngù hình hoa sen búp. Nắp ché thường vẽ hai cành hoa. Đặc biệt, hai bên thân ché, họa sĩ dùng kỹ thuật tải (vờn màu) men tạo hai vầng trăng sáng nằm giữa hai đám mây. Phía ngoài có hai cành hoa hồng với mấy cái bông đang nở, mấy cái bông hàm tiếu và đủ lá già lá non. Kỹ pháp tạo hình là tạo mảng lớn, rồi dùng cọ lông cứng tỉa tách thêm một số chi tiết. 


Văn hóa rượu cần

Rượu cần là loại rượu được đựng trong những chiếc ché hay ghè bằng sành, sứ do người Kinh ở đồng bằng làm ra. Với đồng bào miền núi, ché rượu cần là một loại tài sản quý. Những gia đình khá giả luôn có một vài bộ ché lớn nhỏ khác nhau được cất giữ cẩn thận trong nhà. Cùng với trâu, bò, cồng chiêng, đồ trang sức, ché cũng là thước đo của sự giàu có của mỗi gia đình. Người ta sắm ché chẳng những để ủ rượu cần mà để dành như vật gia bảo, có thể làm sính lễ trong cưới hỏi, đền bù khi xử phạt, thanh toán nợ nần, làm quà biếu tặng bạn bè, người thân, sui gia.

Hầu hết các dân tộc ở vùng Trường Sơn- Tây Nguyên đều tự làm ra rượu cần để uống. Người Cơtu làm rượu cần từ nếp than, nếp đỏ, mì, bắp, kê, bo bo (ý dĩ)... Các loại lương thực này sau khi nấu chín, mang ủ cho lên men rồi cho vào ché để một thời gian sẽ thành rượu. Người ta gọi là rượu cần vì dùng cần để hút hoặc rượu ghè, rượu ché vì chúng được đựng trong ghè, ché. Ngày xưa người Cơtu làm men bằng gạo, lá trầu rừng, củ riềng, vỏ quế phơi khô giã mịn trộn đều rồi nặn thành bánh men. Bánh men được phơi khô cho cứng và bảo quản được lâu hơn để dành nấu rượu. Khi nào dùng thì giã bánh men thành bột trộn với cơm rượu rồi ủ một thời gian trong ché, men càng để lâu ủ rượu càng ngon.


Rượu cần không thể thiếu trong các lễ hội ở Tây nguyên. 
Với nhiều tộc người, ché là hiện vật rất linh thiêng, nơi trú ngụ của các vị thần linh. Khi tiến hành các lễ nghi cúng sức khỏe, ăn mừng lúa mới, cưới gả, đồng bào không quên lấy huyết gà bôi vào miệng ché để làm phép, thông báo và mời thần ché cùng dự tiệc với gia chủ. Từ ngày thường đến các lễ hội lớn của cộng đồng đều có nhu cầu thưởng thức rượu cần. Người ta hiếm khi uống rượu cần một mình mà thưởng thức, chung vui của cả cộng đồng. Người được mời uống rượu phải tuân theo các quy định của tập tục như là một thứ văn hóa rượu cần. Nghi thức uống rượu cần đã được quảng bá trong các lễ hội lớn. Những chiếc cần rượu bóng mượt được cắm vào ché rượu, sẵn sàng mời khách quý cùng thưởng thức, thể hiện tình đoàn kết. Các thiếu nữ trong trang phục truyền thống dân tộc, tay cầm quả bầu hay chiếc sừng trâu châm nước vào ché với cử chỉ hết sức ân cần, làm cho khách tràn đầy cảm xúc và phấn khích.

Bảo tàng Ché cổ

Người dân tộc thiểu số sẵn sàng bỏ tiền của, tài sản để sắm đủ các loại ché. Qua các thế hệ, họ tích lũy được nhiều loại ché cổ được làm ra cách đây vài trăm năm. Ché túc ché tang của người Ê đê, ché rlung của người Mnông là các loại ché quý, có thể đổi bằng nhiều tiền, trâu, bò, cồng chiêng. Các loại ché có màu men đẹp, lạ, có hoa văn rồng và hoa văn hình học, hoa lá được đồng bào rất ưa thích. Ché còn có nhiều kiểu dáng cao thấp, to nhỏ, tròn dài khác nhau. Ché “mẹ bồng con” là loại ché đặc biệt, trên miệng ché có gắn những chiếc ché con, là sản phẩm quý giá không phải nhà nào cũng có được. Người Cơtu thích các loại ché có nắp để bảo quản rượu được lâu dài. Các loại ché đều có giá trị ngang giá khác nhau, ché rlung nhỏ đổi một con trâu nghé, ché vừa đổi được con trâu choi, ché lớn đổi được con trâu lớn có bộ sừng dài. 

Ché là hiện vật góp phần làm nên văn hóa rượu cần Tây Nguyên. Vùng Trường Sơn-Tây Nguyên chính là một bảo tàng ché cổ khổng lồ của cả nước. Đối với đồng bào miền núi, một khi họ còn uống, sản xuất rượu cần thì vẫn còn dùng ché. Tuy nhiên những loại ché cổ đang phải đối diện với nạn buôn bán, săn lùng của những lái buôn đồ cổ. 

Giá trị văn hóa to lớn của các ché rượu cần có thể thấy ở nhiều phương diện, từ tiêu dùng, thỏa mãn nhu cầu cuộc sống đến cuộc sống tâm linh, sinh hoạt văn hóa, nếp sống, lối ứng xử của cộng động. Ché rượu cần biểu hiện của sự giàu có; men rượu cần kết nối tình cảm, sẻ chia giữa người với người. 

Ngày nay, người miền núi vẫn còn thích dùng rượu cần vì đó là thức uống gắn với truyền thống ẩm thực của họ. Các loại ché xưa là tài sản quý của mỗi gia đình được truyền qua nhiều thế hệ. Nhà nước cần có biện pháp gìn giữ, bảo tồn ché và bảo tồn văn hóa rượu cần. Các bảo tàng địa phương cần tích cực sưu tầm và phối hợp triển lãm, trưng bày bộ sưu tập ché cổ của đồng bào trong các lễ hội lớn như: Festival Cồng chiêng, Festival Gốm sứ, ngày hội văn hóa các dân tộc Tây Nguyên... nhằm giới thiệu đến công chúng nét đặc trưng của văn hóa các tộc người Trường Sơn- Tây Nguyên.




Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

A cultura e o amor devem estar juntos.

Vamos compartilhar.



--in via tradutor do google
Binh Duong Ceramics Festival from thinking about wine culture.

In early September, the Ministry of Culture, Sports and Tourism in coordination with the provincial People's Committee of Binh Duong Ceramics Festival held the first Pacific 2010 Pacific in particular, the Southeast generally hometown ceramics with the existence of the famous kilns from Thu Dau Mot, Lai Thieu, Bien Hoa ... Products of the pottery village around, depending on the needs and tastes of each region. With ethnic minorities Son Truong Highlands region, they favored most of the jars (or Choe, flaking) of Binh Duong, Bien Hoa and bought as much as possible to buy brewer, as an asset and from culture that formed the very unique wine, express ethnic identity.

Che- village products

Ceramics is a land occupations available in Binh Duong, Bien Hoa hundreds of people this year since Vietnam (and the Chinese) to settle in this land. They found a high white ground source cold- ideal raw material for making ceramics. With the skilful hands of artisans, pottery of Binh Duong, Bien Hoa is not only diversity of models, types and colors that are rich in artistic products. In numerous categories including crockery, jars of both civil products is both the pottery of high aesthetic and was in great demand in the West and the Central Highlands.

 Gallery jars in Ceramics Festival. Photo: Tan Bay
Gallery jars in Ceramics Festival. Photo: Tan Che's Bay wine jar containers, water containers, belly, body slim. In the South East there are 3 types of jars. Guangdong jars of Relief, iridescent glaze, Thread forms, hemorrhoids, or competitive European dragons. Chaozhou jars with white glaze, painted in five colors, the theme of dragon, phoenix, dragon playing toxic planet. Phuoc Kien jars often slippery, just decorate the knob 5 consecutive edges, or engraved floral theme, glazed brown. 1942, Mr. Wang Dong (owner Jackie oven) in Ba Lua (The Meaning, Pacific) composed the sample jar Shanghai, jars shaped like the South, but this is imitating different image. This type of product is sold to the mountains of the Central Highlands and central provinces.

In Binh Duong has specialized in manufacturing kilns few jars as jars Digging Bone. Since 1930-1945, kilns Digging Bone activity and produce a unique type of jar. Jars of clay Digging Bone engineering practice, shaped by turntable, white glazed, baked at high temperatures. His jars always have the lid, the lid-like lotus leaves, but the petiole alternative is a lotus bud pompons. Jar lids often draw two flowers. In particular, both sides of the jar, using technical painter load (playing color) enamel create two bright moon between two clouds. Outside there are two pink flowers with some cotton ones are hatched, several cotton content and enough goofy older leaves young leaves. Carefully shaping approach is to create a large array, and then use a natural bristle brush trimmed add some more separation.

Wine culture

Wine is wine comes in a jar or flaking of porcelain, ceramic tile in the delta of the Kinh people make out. With people in mountainous, brew need is a real asset. The wealthier families always have a couple of jars of different sizes to be stored carefully in the house. Along with cattle, gongs, jewelry, jars is also a measure of the wealth of each family. People shopping for incubation jars not only wine, but to spend as heirlooms, wedding presents can make in weddings, when sanctioned compensation, debt payments, gifts, donations make friends, relatives, in-laws .

Most of the Truong Son ethnic groups in the Central Highlands region are self-made wine to drink. Cotu make wine from coal lines, red lines, wheat, corn, millet, Sorghum (the course) ... The kind of food after cooking, bring fermented brewed pour into a jar for a while going into wine. It is called wine because alcohol use need to suck or flaked, wine jars, as they are contained in flaking, jars. Cotu old days fermentation with rice, betel leaf forest, galangal root, cinnamon bark smooth pounding dried and then molded into a cake mix yeast. Cake yeast is dried for storage hardware and longer to spend winemaking. When used, the yeast cake pounding into flour and mixed with rice wine brewed some time in the jar, so long as brewer yeast as delicious.

 Indispensable wine festivals in the Central Highlands.
Indispensable wine festivals in the Central Highlands. With many ethnic groups, jars is very sacred artifacts, the abode of the gods. When conducting health worshiping ceremonies, celebrate the new rice, marry, people do not forget the blood of chickens placed in the mouth jars to allow, informed and invited to the party spirit jars along with the owner. From weekdays to the major festivals of the community wishing to enjoy wine. It is seldom that drinking wine alone enjoy, the fun of the whole community. Who are invited to drink must comply with the provisions of mores as a wine culture. Drinking wine ritual has been promoted in the major festivals. These units need to be plugged into a sleek wine jars of wine, you are ready to invite guests to enjoy, express solidarity. The young women in traditional costumes of ethnic, holding a gourd or horn fill the jars with very considerate gesture, make guests full of emotion and excitement.

Museum tea

Indigenous people are willing to spend money and assets to purchase all kinds of jars. Through the generations, they accumulated a variety of ancient jars were made in the last few hundred years. Funeral jar jar sufficiency of Ede, rlung jar of precious jars Mnong is kind, can be exchanged with money, cattle, gongs. Colored ceramic jars Types beautiful, strange, and dragon patterned geometric patterns, flowers are very favorite people. Jar also has many high-low design, to small, round different lengths. Jars of "mother carried you" is a special type of jars, on the mouth of the jar jar fitted with child, is not valuable product family has been. Cotu like the kind of jar with a lid to preserve the wine is long. The types of jars are different par value, small jars rlung a buffalo calf change, just change jar was buffalo chol, large jars of change is huge buffalo with long horns.

Artifact jar is contributing to the wine culture Highland. Truong Son-Tay Nguyen region is a giant museum of ancient jars country. For mountain people, once they are drinking, wine production is still used jars. But what kind of ancient jars are facing trafficking, hunting of the antiques dealer.

Great cultural value of the wine jars can be found in many ways, from consumers, satisfy the needs of life to the spiritual life, cultural activities, lifestyle and behaviors of the community. Wine jars expression of wealth; Do men need emotional connection, shared among people.

Today, people still prefer the mountains because it's wine beverages associated with their culinary traditions. The old type jars are the property of each family wealth is passed down through generations. The state should take measures to preserve, conserve and preserve jars of wine culture. The local museum should actively collect and coordinate exhibitions, showcasing a collection of fellow antique jars in major festivals such as Festival gong, Ceramics Festival, a festival of ethnic culture Highland ... to introduce the public to the cultural characteristics of ethnic groups Highlands School Son.




--br via tradutor do google
Festival  Binh Duong de Cerâmica; pensar sobre a cultura do vinho.

No início de setembro, o Ministério da Cultura, Esportes e Turismo em coordenação com o Comitê Popular da província de Binh Duong Cerâmica Festival realizou o primeiro Pacific 2010 Pacífico, em particular, o Sudeste geralmente cidade natal cerâmicas com a existência dos famosos fornos de Thu Dau Mot, Lai Thieu, Bien Hoa ... produtos da aldeia de cerâmica ao redor, dependendo das necessidades e gostos de cada região. Com minorias étnicas região Filho Truong Highlands, que favoreceu a maioria dos frascos (ou Choe, descamação) de Binh Duong, Bien Hoa e comprou tanto quanto possível comprar cerveja, como um activo e da cultura que formaram o vinho muito original, identidade étnica expresso.

produtos Che- aldeia

Cerâmica é uma terra ocupações disponíveis em Binh Duong, Bien Hoa centenas de pessoas este ano desde o Vietnã (e os chineses) para liquidar nesta terra. Eles encontraram uma fonte de alta terra branca a frio matéria-prima ideal para fazer cerâmica. Com as mãos hábeis de artesãos, cerâmica de Binh Duong, Bien Hoa não é apenas a diversidade de modelos, tipos e cores que são ricos em produtos artísticos. Em inúmeras categorias, incluindo louças, potes de ambos os produtos civis é tanto a cerâmica de alta estética e foi em grande demanda no Ocidente e do Planalto Central.

 frascos Galeria de arte em cerâmica Festival. Foto: Tan Bay
frascos Galeria de arte em cerâmica Festival. Foto: Tara jarra de vinho Baía de Tan Che, recipientes de água, barriga, corpo magro. No Sudeste, existem 3 tipos de frascos. frascos de Guangdong de alívio, esmalte iridescente, formas de rosca, hemorróidas, ou dragões europeu competitivo. frascos Chaozhou com esmalte branco, pintado em cinco cores, o tema do dragão, Phoenix, dragão jogando planeta tóxico. frascos de Phuoc Kien, muitas vezes escorregadio, apenas decorar o botão 5 bordas consecutivas ou tema floral gravado, marrom envidraçada. 1942, o Sr. Wang Dong (proprietário Jackie forno) no Ba Lua (The Meaning, Pacífico) compôs o frasco da amostra Xangai, frascos dados forma como o Sul, mas isso está imitando imagem diferente. Este tipo de produto é vendido para as montanhas do Planalto Central e as províncias centrais.

No Binh Duong tem se especializado na fabricação de fornos de alguns frascos como frascos de escavação de Bone. Desde 1930-1945, fornos de escavação actividade óssea e produzem um único tipo de frasco. Vasos de barro de escavação prática de engenharia de osso, em forma de prato, branca envidraçada, cozido em altas temperaturas. Seus frascos têm sempre a tampa, as folhas de lótus tampa-like, mas a alternativa pecíolo é um Lotus bud pompons. tampas de jarro, muitas vezes tirar duas flores. Em particular, ambos os lados do frasco, usando carga pintor técnico (jogando cor) esmalte criar dois lua brilhante entre duas nuvens. No exterior, existem duas flores cor de rosa com alguns dos mais algodão são nascidos, vários conteúdo de algodão e suficientes pateta folhas mais velhas folhas jovens. Cuidadosamente moldar abordagem é criar uma grande variedade, e, em seguida, use uma escova de cerdas naturais aparado adicionar mais alguma separação.

cultura do vinho

O vinho é vinho vem em um frasco ou descamação da porcelana, telha cerâmica no delta do povo Kinh fazer para fora. Com as pessoas em montanhosa, necessidade bebida é um ativo real. As famílias mais ricas têm sempre um par de frascos de diferentes tamanhos para ser armazenado com cuidado em casa. Junto com o gado, gongos, jóias, frascos, também é uma medida da riqueza de cada família. Pessoas que compram para frascos de incubação não só vinho, mas para gastar como herança, presentes de casamento pode fazer em casamentos, remuneração, quando sancionada, os pagamentos da dívida, presentes, doações fazer amigos, parentes, sogros .

A maioria dos grupos étnicos Truong Son na região do Planalto Central são o vinho self-made para beber. Cotu fazer vinho a partir de linhas de carvão, linhas vermelhas, trigo, milho, painço, sorgo (o curso) ... O tipo de alimento após o cozimento, trazem fabricado cerveja fermentados despeje em um frasco por um tempo indo em vinho. Ele é chamado de vinho porque o uso de álcool precisa chupar ou em flocos, jarros de vinho, como eles estão contidos em descamação, potes. COTU velho dias de fermentação com arroz, floresta folha de betel, raiz galanga, casca de canela suavizar batendo seco e, em seguida, moldado em uma levedura mistura de bolo. levedura massa é seca para hardware de armazenamento e mais tempo para passar vinificação. Quando utilizado, o bolo de levedura batendo em farinha e misturado com vinho de arroz fabricado algum tempo no frasco, desde que levedura de cerveja como um delicioso.

 festivais de vinho indispensáveis ​​no Planalto Central.
festivais de vinho indispensáveis ​​no Planalto Central. Com muitos grupos étnicos, frascos é artefatos muito sagrado, a morada dos deuses. Ao realizar saúde adorando cerimônias, celebrar o novo arroz, casar, as pessoas não se esqueça do sangue de frangos colocados nos frascos de boca para permitir que, informados e convidados a os frascos espírito de festa, juntamente com o proprietário. De dias de semana para os principais festivais da comunidade que desejam desfrutar de vinho. É raro que beber vinho sozinho desfrutar, a diversão de toda a comunidade. Que são convidados a beber deve estar de acordo com as disposições do mores como uma cultura do vinho. Beber vinho ritual tem sido promovida nos principais festivais. Estas unidades precisam ser conectado a uma capa jarros de vinho de vinho, você está pronto para convidar os hóspedes para desfrutar, a solidariedade expressa. As jovens mulheres em trajes tradicionais da etnia, segurando uma cabaça ou chifre de encher os frascos com gesto muito amável, que os hóspedes cheia de emoção e excitação.

chá Museum

Os povos indígenas estão dispostos a gastar dinheiro e bens para comprar todos os tipos de frascos. Através das gerações, acumularam uma variedade de frascos antigos foram feitos nos últimos cem anos. jar Funeral jar suficiência de Ede, jar rLung de frascos preciosos Mnong é gentil, podem ser trocados com dinheiro, gado, gongos. padrões geométricos coloridos jarros de cerâmica Tipos bonito, estranho, e dragão estampados, flores são pessoas muito favoritas. Jar também tem muitos design high-low, a pequenas rodada diferentes comprimentos,. Frascos de "mãe realizada você" é um tipo especial de frascos, na boca do frasco frasco equipado com uma criança, não é valiosa família de produtos tem sido. Cotu como o tipo de frasco com uma tampa para preservar o vinho é longa. Os tipos de frascos são valor nominal diferente, pequenos frascos rLung uma mudança de búfalo bezerro, basta alterar frasco estava búfalo chol, grandes jarros de mudança é enorme búfalo com chifres longos.

jar artefato está contribuindo para a cultura do vinho Highland. região Truong Son-Tay Nguyen é um museu gigante de frascos antiga país. Para as pessoas de montanha, uma vez que eles estão bebendo, a produção de vinho ainda é usado frascos. Mas que tipo de frascos antigos estão enfrentando o tráfico, caça do negociante de antiguidades.

Grande valor cultural dos jarros de vinho podem ser encontrados em muitos aspectos, por parte dos consumidores, satisfazer as necessidades de vida para a vida espiritual, atividades culturais, estilo de vida e comportamentos da comunidade. jarros de vinho expressão da riqueza; Os homens precisam de conexão emocional, compartilhada entre as pessoas.

Hoje, as pessoas ainda preferem as montanhas, porque é bebidas de vinho relacionadas com as suas tradições culinárias. O velho tipo frascos são propriedade de cada riqueza da família é passado através de gerações. O Estado deve tomar medidas para preservar, conservar e preservar frascos de cultura do vinho. O museu local deve coletar ativamente e coordenar exposições, apresentando uma coleção de companheiros de frascos antigos em grandes festivais como o Festival gongo, Cerâmica Festival, um festival de cultura étnica Highland ... para introduzir o público com as características culturais de grupos étnicos Highlands Filho School.



Nenhum comentário:

Postar um comentário