Ouvir o texto...

sábado, 2 de dezembro de 2017

Museum of Construction, which tells the history of construction over the centuries - Museu da Construção, que narra a história da construção ao longo dos séculos.

Construction Museum consists of the creation of an institution that will gather virtually the public and private collections (already organized or not) of the areas of construction and engineering, rescuing and centralizing their stories.


Along with the compilation of this collection, it is possible to give life to a program that includes exhibitions, virtual or not, and short-term activities to bring construction, especially heavy construction, closer to the people.


As a result, the transformation of society's perspective into construction, now focused on its positive aspects, such as the technological and human challenges that the area contemplates, as well as the countless achievements already achieved during its consolidation in Brazil are desired.

By bringing the problems of the area to the general public, it is possible not only to arouse greater interest in research, development and investment in the area, but also to regain their credibility and value in society, rescuing the great names that composed their trajectory,

First newsletter of the Construction Museum. The publication is intended to keep sponsors, supporters, and other stakeholders abreast of the entire project implementation process.


Once it has been completed, the newsletter will be distributed to the Museum and its programming.

THE IDEALIZADORA - Maria Eugênia Gennari Guimarães

I worked at the ABL when the Memory Center was just inaugurated, I followed closely the routines of employees and researchers, regular or occasional, I learned in practice the importance of a collection. Leaving the ABL, I joined the team of an architecture office specializing in the assembly of exhibitions. I participated in the assembly of the montages on Euclides da Cunha and Silvio Romero, both for ABL, and the History of Reading in Brazil, for the National Library, to know the collections as a public.


Years later, more precisely in the last 10 years, I was responsible for the Communication and Social Responsibility of the oldest construction company in the country, where I had contact with images that tell stories and can tell the history of photography. I started taking courses on business memory, where I learned about historical responsibility, which leads me directly to the Construction Museum project, which is the summary of my experiences in the field of culture with experiences in the corporate environment, coupled with the perception that memory of construction is getting lost.




Cultura não é o que entra pelos olhos e ouvidos,
mas o que modifica o jeito de olhar e ouvir. 

A cultura e o amor devem estar juntos.
Vamos compartilhar.

Culture is not what enters the eyes and ears, 
but what modifies the way of looking and hearing.




--br
Museu da Construção, que narra a história da construção ao longo dos séculos.


Museu da Construção consiste na criação de uma instituição que reunirá virtualmente os acervos públicos e privados (já organizados ou não) das áreas de construção e engenharia, resgatando e centralizando suas histórias.
Junto à compilação deste acervo,  é possível dar vida a uma programação que conte com exposições, virtuais ou não, e atividades de pequena duração para trazer a construção, principalmente a pesada, para perto das pessoas.
Como resultado, deseja-se a transformação do olhar da sociedade para a construção, agora focado em seus aspectos positivos, como os desafios tecnológicos e humanos que a área contempla, como também as inúmeras conquistas já obtidas durante sua consolidação no Brasil.
Ao trazer as problemáticas da área para o grande público, é possível não só despertar maior interesse de pesquisa, desenvolvimento e investimento na área, mas também retomar sua credibilidade e valor na sociedade, resgatando os grandes nomes que compuseram sua trajetória, tantas vezes esquecidos


Primeiro boletim informativo do Museu da Construção. A publicação tem como intenção manter patrocinadores, apoiadores e demais interessados a par de todo o processo de implementação do projeto. 

Uma vez concretizado, o boletim passará à divulgação de novos materiais no Museu e da programação do mesmo. 


A IDEALIZADORA - Maria Eugênia Gennari Guimarães
Trabalhei na ABL quando o Centro de Memória era recém-inaugurado, acompanhei de perto as rotinas dos funcionários e dos pesquisadores, assíduos ou eventuais, aprendi na prática a importância de um acervo. Saindo da ABL, integrei a equipe de um escritório de arquitetura especializado em montagem de exposições lá participei da montagem das montagens sobre Euclides da Cunha e Silvio Romero, ambas para a ABL, e a História da Leitura no Brasil, para a Biblioteca Nacional, passei a conhecer os acervos como público.

Anos mais tarde, mais precisamente nos últimos 10 anos, fui responsável pela Comunicação e Responsabilidade Social da mais antiga construtora do país, onde tive contato com imagens que contam histórias, podendo contar a própria história da fotografia. Comecei a fazer cursos sobre memória empresarial, onde aprendi sobre responsabilidade histórica, que me leva diretamente ao projeto do Museu da Construção, que é o resumo das minhas experiências no campo da cultura com as experiências no ambiente corporativo, somados à percepção de que a memória da construção está se perdendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário