Foi concebido como uma das ações do projeto intitulado “Museu Virtual de Instrumentos Musicais Delgado de Carvalho”, proposto pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), em parceria com a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para o Edital da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) de 2011, com o intuito de iniciar a reativação, reestruturação e ampliação do Museu Instrumental Delgado de Carvalho (MIDC).
O museu proporciona um espaço de divulgação de acervos relacionados à linguagem musical e uma plataforma virtual dinâmica com fins educativos, que vêm atingindo expressivo público. Na primeira versão do MVIM, o ponto central é o catálogo virtual dos instrumentos musicais do Museu Instrumental Delgado de Carvalho da Escola de Música da UFRJ. Nele, podem ser encontradas informações detalhadas, áudios e vídeos sobre cada instrumento.
O MVIM apresenta também seções reservadas para informações sobre instrumentos musicais e temas afins: “em pauta”, um espaço livre em permanente renovação, com opiniões e curiosidades, e “artigos, entrevistas”, um espaço para artigos mais longos e acadêmicos. Estão também presentes no espaço virtual as normas definidas para a elaboração do catálogo; as referências bibliográficas utilizadas; informações gerais do projeto e links para outros museus de música.
Para alcançar sua finalidade, foram executadas as seguintes ações: o levantamento dos itens documentais; a organização, classificação e catalogação dos itens do acervo; a higienização, conservação, restauração dos itens do acervo do Museu; o acondicionamento dos instrumentos musicais; a fotografia e/ou filmagem digital dos instrumentos; o desenvolvimento do website do MVIM contendo uma apresentação, o catálogo do acervo com imagens e áudios, linha do tempo, atividades educativas e exposições especiais.
Sabendo que o ensino de música é obrigatório nas escolas, a equipe do MVIM fez uma pesquisa junto a professores de escolas públicas e particulares para saber a demanda relacionada à música e aos instrumentos musicais, além de como poderiam contribuir com atividades no MVIM. A pesquisa mostrou a necessidade de criar jogos, vídeos e outras atividades educativas e lúdicas visando intensificar o aprendizado, o raciocínio e a memorização de estudantes por meio da linguagem musical.
Segundo Adriana Ballesté, uma das responsáveis pelo MVIM, em breve o projeto se tornará um canal de permanente troca de informações, não só com professores e alunos, mas também com outros segmentos do público interessados na linguagem musical e em especial no conhecimento relacionado aos instrumentos musicais. “Estamos começando a trabalhar na divulgação da música e dos instrumentos musicais no Brasil, contribuindo para a pesquisa, a educação, a formação musical e a preservação da memória cultural no país”, destacou Ballesté.
fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://mvim.ibict.br
Mais informações no site http://mvim.ibict.br/. (Núcleo de Comunicação Social do Ibict)
Nenhum comentário:
Postar um comentário